APLACE Busca Certificação como Ponto de Cultura
- APLACE Pirassununga
- 20 de ago.
- 2 min de leitura
No último dia 16 de julho de 2025, realizamos junto a Plataforma Rede Cultura Viva o preenchimento e envio da documentação necessária para o Cadastro Nacional da APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação como Ponto de Cultura.
A Plataforma Rede Cultura Viva é o sistema responsável pelo registro, identificação, reconhecimento, divulgação, georreferenciamento, comunicação, interação e articulação da Rede Cultura Viva. Hospeda o Cadastro Nacional de Pontos de Cultura, onde as entidades e coletivos culturais podem obter a Certificação Simplificada como Ponto de Cultura, nos termos da Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014, que trata da Política Nacional de Cultura Viva - PNCV, regulamentada pela Instrução Normativa nº 08, de 11 de maio de 2016, e Instrução Normativa nº 12, de 28 de maio de 2024, do Ministério da Cultura.
Esta Certificação é o reconhecimento de entidades e coletivos culturais como Pontos de Cultura pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, em prol das ações da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
A Cultura Viva é uma política cultural voltada para a valorização da cultura de base comunitária, o reconhecimento e apoio às atividades e processos culturais já desenvolvidos, estimulando a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas no campo da cultura.
Sob nº on-424006063, categoria Ponto de Cultura (Entidade com CNPJ), foi feita a primeira fase (cadastro). Agora passamos para a segunda fase que é a de avaliação de Habilitação Documental.
A próxima e última etapa (que estamos aguardando), é a emissão da Certificação.
A emissão da Certificação ocorre virtualmente, de forma digital pela Plataforma Rede Cultura Viva e, após emitido o certificado digital, o Ponto de Cultura estará georreferenciado no Mapa da Rede Cultura Viva.

Quais são os benefícios de Ser um Ponto de Cultura?
Os Pontos de Cultura recebem apoio financeiro por meio de editais e convênios. Além disso, há oportunidades de formação e capacitação, além da possibilidade de integração a uma ampla rede de iniciativas culturais. Participar dessa rede amplia a visibilidade do projeto e facilita parcerias!
Outro ponto positivo é o fortalecimento da sustentabilidade das iniciativas culturais. Com recursos e suporte técnico, os Pontos de Cultura conseguem ampliar suas ações e impactar mais pessoas.
Estão envolvidos nesta busca de certificação o presidente e vice-presidente da APLACE, Israel Foguel e William Foguel, respectivamente.







Comentários