APLACE empossa novos Acadêmicos
- APLACE Pirassununga
- há 4 dias
- 2 min de leitura
A APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação realizou, no dia 27 de novembro de 2025, às 20h, a cerimônia do XX Esplendor, considerada a festa magna da instituição. O evento marcou a diplomação e a posse de quatro novos membros que passaram a integrar o corpo acadêmico.
A Academia, composta por 40 cadeiras com patronos estabelecidos desde sua fundação, conta agora com 31 Acadêmicos Titulares e Perpétuos, tradicionalmente reconhecidos como “Imortais”.
Nesta vigésima edição do Esplendor, foram empossadas personalidades que se destacam por sua contribuição ao conhecimento, à cultura e ao desenvolvimento intelectual, honrando o nome de Pirassununga no cenário nacional.
Tomaram posse:
• Caio Jardim Benassi – Cadeira 35, patrono Dr. Fernando Costa
• Franco Baptista Sandanello – Cadeira 11, patrono Nelson Polo
• Hugo Rolando Arana Pessoa – Cadeira 9, patrono Mário Martins Cantinho
• Luciane Ferreira Alcoforado – Cadeira 40, patrono Francisco Franco de Souza.
A solenidade foi realizada no anfiteatro do Palácio da Educação Prof. José Aparecido Caruso Neto.
O presidente da APLACE, escritor e jornalista Israel Foguel deu as boas-vindas aos novos acadêmicos com o seguinte discurso:
“No encerramento deste 20º ESPLENDOR, ressaltamos que este cenáculo se congratula e se sente envaidecido com os valiosos ingressos, em seu meio, hoje investidos na dignidade de Acadêmicos Efetivos, Titulares e Perpétuos dos senhores Hugo Rolando Arana Pessoa, Franco Baptista Sandanello, Caio Jardim Benassi e Luciane Ferreira Alcoforado.
Reconhecidos e lídimos intelectuais, certamente irão proporcionar a essa academia o fortalecimento de sua chama cultural, do seu afável convívio, do seu patrimônio moral e espiritual.
É na verdade isto que conta, que sustenta o viver das academias dessa natureza, em cujo meio, pompeiam-se a brandura e o equilíbrio, a discrição e o respeito, o culto ao passado, ao tesouro do Espírito e do saber, à fortaleza do decoro e da civilidade.
Por isso, meus novos e nobres confrades – ser Acadêmico, como observa José Lins do Rego, é sempre uma dignidade que enobrece pelo que há de melhor na criatura humana.
Queridos confrades e confreira: pelo amor que devotamos às letras, as artes, à ciência e a educação, pela glória do saber, pela crença febril, pela reverência à tradição, esta Academia vos acolhe, de braços abertos, junto ao vibrante batimento do seu coração. Sede bem vindos!"
O evento destacou o compromisso da APLACE com a preservação da cultura, da memória e da produção intelectual pirassununguense.
- Israel Foguel (Escritor, Jornalista Mtb 50.147 e presidente da APLACE)



















Comentários