top of page

Quem Somos

A APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação é um espaço dedicado à preservação, difusão e valorização da produção intelectual e artística de nossa cidade e região. Reunindo escritores, artistas e estudiosos, promovemos eventos, publicações e ações culturais que fortalecem a identidade e a memória de Pirassununga.

Nosso compromisso é manter viva a tradição literária, incentivar novas vozes e contribuir para o desenvolvimento cultural da comunidade

A APLACE é a cristalização de um ideal antigo, tocado de magia e amor, o qual, durante várias décadas, jovens acalentaram no âmago de seus corações.

E esse sonho persiste até os dias atuais.

São cultores da literatura em geral, escritores, poetas, cientistas, educadores, artistas, publicitários, ensaístas, folcloristas, sociólogos, pesquisadores, juristas, arquitetos, jornalistas, cronistas, músicos, contistas, professores, doutores, enfim, gente culta que ao seu saber agregam valores morais de uma vida reta.

Aplace-Pirassununga.jfif

Nossa História

       A APLACE surgiu de um grande sonho, após a maturação de projetos que durante muitos anos mexeram na alma e no coração de alguns pirassununguenses desde o período inicial de sua existência.

      Tudo começou na década de 20. Eram jovens estudantes que desde os tempos do mercado velho, existente ali na então rua Santa Rita, atual Duque de Caxias, se reuniam na Pastelaria do Pescador, num canto do mercado. Nesse antigo lugar, a horas tardias, passavam para o pátio do mercado, onde então, as bancas de verdura se elevavam à categoria de acolchoadas poltronas dos acadêmicos. O luar, a essas horas, se estendia, com branca luminosidade de sua ternura, pelo gramado, engatinhava pelos degraus de alvenaria e lentamente chegava até aqueles sonhadores com a suavidade de um suspiro perdido.

      Depois chegou outra época, as décadas de 1931 e 1941 e com elas, outros adolescentes que se reuniam no seu “chateau”, uma casinhola feita de tábuas de caixotes, no quintal do “Seu Juca” (José Ferreira de Albuquerque), ali na rua José Bonifácio.

      Aí, nesse encontro, promoviam acalorados debates sobre os mais variados temas culturais.  Mas não parou aí. Novos tempos vieram. Vivia-se a época de 1941 a 1960.

        Eram outros jovens estudantes que prosseguiam discutindo sobre os destinos da cultura pirassununguense. Era uma questão de honra, pugnar por esse ideal.

        Assim, esses rapazes, dirigiam-se para o seu improvisado ateneu, ora instalado nas dependências da lendária Matriz Velha, templo saudoso, com o espinhaço da cumeeira alquebrado, com cáries profundas nas tábuas do seu teto e do seu piso, com suas portas e janelas mutiladas, causados pela avançada idade. Então, era aí, ou, mesmo no Jardim Velho, em seu coreto caleidoscópico. Nesse local, sob o pálio verdejante de sua sebe espessa e perfumada, esses acadêmicos se reuniam. A tribuna era o chafariz de pedra, defronte daquele caramanchel de sonhos. E as indagações, copiosas, iam se desabrochando, plenas de luz.

        E pensar que este fascinante sonho emanava de uma encantadora fonte, cujo nome era Escola Normal, alma mater de nossa Academia. E foi aí nos corredores da Escola Normal, que uma nova geração de jovens estudantes passou a discutir sobre os destinos da cultura em Pirassununga. O tempo foi passando e os planos e os sonhos foram se convertendo em realidade.

        E eis que chega o ano de 1976.

        No dia 17 de Julho de 1976, uma plêiade de abnegados da arte se reuniram e criaram em Pirassununga a APLACE. Assinaram a primeira ata, os acadêmicos prof. Décio Grisi, prof. José Aparecido Caruso Neto e o dr. Salvador Humberto Grisi que configuram como sócios fundadores da Academia, o que ocorreu exatamente naquele 17 de julho de 1976.

Na realidade surgiu de um diálogo institucionalizador bem à moda eletrônica na época: por telefone. E daí, um anteprojeto de Estatutos, um reencontro a dois, os primeiros debates e críticas,

Aos 17 de julho de 1976, na rua Coronel Franco, antigo n.º 65, após inúmeros encontros, reuniões e sessões preparatórias em que se discutiam as linhas básicas para a instituição de um cenáculo de intelectuais interessados, não só na extensão e aperfeiçoamento cultural, como também no fortalecimento dos laços de amizade e camaradagem entre seus componentes, realizou-se a reunião conclusiva por meio da qual os pirassununguenses Décio Grisi, José Aparecido Caruso Neto e Salvador Humberto Grisi decidiram os fundamentos da constituição  da entidade.

        Estavam presentes nesta reunião de fundação doze pessoas: Décio Grisi, José Aparecido Caruso Neto, Salvador Humberto Grisi (Fundadores) e Felipe Malaman, Farid Elmor, Arthur Del Nero, Daniel Caetano do Carmo, Irany Ferrari, Renato Grisi, Salim Sedeh, Orlando dos Santos e Sebastião Fernandes de Carvalho (Co-fundadores).

Estava criada a APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação.

- ISRAEL FOGUEL (Escritor e Jornalista MTb 50.147)

Nossos Princípios

Os fundamentos que guiam nossa missão cultural

Ser o farol que ilumina as letras, as artes, as Ciências  e a Educação, cultivando a palavra escrita como patrimônio imaterial, unindo vozes, saberes e histórias para que a cultura floresça e se perpetue.

Missão

Alçar a APLACE ao horizonte dos grandes guardiões do saber, onde tradição e modernidade se entrelaçam, inspirando gerações e eternizando na memória coletiva a força da expressão humana.

Visão

  • Amor às Letras : Celebrar a beleza e o poder transformador da palavra.

  • Respeito e Ética : Reconhecer e valorizar a diversidade de ideias, estilos e experiências.

  • Memória Viva : Preservar o legado cultural e literário de nossa terra.

  • Camaradagem e União :  Fortalecer os laços entre confrades e a comunidade.

  • Criatividade e Inovação :  Descobrir novos caminhos para que a literatura e cultura alcance e toque corações.

Valores

Preservamos e honramos nossa herança cultural

Tradição

Promovemos todas as formas de expressão artística

Cultura

Mantemos os mais altos padrões morais e intelectuais

Ética

Buscamos sempre a qualidade em nossas ações

Excelência

Trabalhamos juntos pelo bem da comunidade

Colaboração

Nosso Compromisso

A APLACE representa mais que uma instituição cultural - somos guardiões da memória coletiva de Pirassununga e catalisadores de sua expressão artística contemporânea.

Nosso compromisso transcende a preservação do passado: trabalhamos ativamente para criar pontes entre tradição e inovação, incentivando novas vozes enquanto honramos nossa rica herança cultural.

Cada evento que realizamos, cada publicação que apoiamos e cada membro que acolhemos contribui para o fortalecimento do tecido cultural de nossa comunidade.

bottom of page