Israel Foguel
PATRONO:
Acadêmicos anteriores:
- Cleyde Yáconis
Nasceu em Pirassununga no dia 25 de outubro de 1954. Além de escrever, sempre gostou de teatro, desenho, cinema, fotografia e livros
Também sonhava como toda a garotada da época, em ser um grande trapezista e curtia muito assistir o filme “Trapézio”, com Burt Lancaster, Tony Curtis e Gina Lollobrigida para ver o salto triplo mortal. É colecionador de séries antigas de televisão e de filmes que fazem a história do cinema.
Em 1976 formou-se em Comunicação e Expressão pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras. Na faculdade, começou a escrever, montar, dirigir e atuar em peças teatrais.
Especializou-se em “Estruturas Linguísticas e Dinâmica Sócio-Linguística do Léxico” e “Formação e Estruturação Sintático e Semântica do Léxico” pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, de Ribeirão Preto/SP, em 1977.
Em 1991 concluiu o curso superior de Pedagogia e em 2012 concluiu pós-graduação em Meio Ambiente.
Atendendo a um convite do prof. Daniel Caetano do Carmo, começou a escrever, primeiramente no jornal “O Movimento”, de Pirassununga. Seguiram-se “O Imparcial”, de Aguaí; “Folha de Casa Branca”; “Folha de Palmeiras”, de Santa Cruz das Palmeiras; “A Imprensa”, de Vargem Grande do Sul; “O Popular”, de Pirassununga; “Jornal de Pirassununga”, “JC Regional” e, finalmente, a “Folha de Pirassununga”, no qual chegou a ser seu diretor redator.
Fundou e redigiu os jornais “O Estudante” e “O Servidor”. Foi ilustrador de dois Guias de Pirassununga lançados em 1978 e 1986, pela Vinyson, de Celso Celestino do Bonfim, Edson Sidney Vick e Guilherme Boller Zoéga Jr.
No campo teatral, fundou diversos grupos (Grupo Teatral Cacilda Becker, Grupo Teatral Universitário Sinagogas Pensantes, Grupo Teatral Artístico Cultural) e coordenou outros (Grupo Teatral Coronel Franco, Grupo Teatral Realidade, Grupo Teatral Portadores do Archote, Grupo Teatral Tabec e Grupo Teatral Quintal).
Uma de suas maiores paixões é escrever. Escrever sobre tudo, todos os assuntos, para todos os públicos. Teatro, cinema, curiosidades, esportes, romances, crônicas, contos, colunas e poesias. Em 1976 lançou pela Editora Pirassununga Ltda. o livro “Messages from my Interior”. Depois lançou mais de duzentos livros (atualmente tem publicados 250 obras literárias).
Israel Foguel é professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Literatura norte-americana e Técnica Teatral. É jornalista, pedagogo, escritor, tradutor intérprete e Consultor Qualytime.
Foi diretor do Teatro Municipal Cacilda Becker, de Pirassununga, durante 31 anos, desde sua fundação até o dia em que a Prefeitura o desativou.
Já participou como ator, diretor, produtor e editor de vários filmes em super 8, sendo atualmente diretor proprietário da Foguel Produções, uma empresa especializada em filmagens de eventos e documentários tendo realizado “Bendito Templo de Instrução” – documentário que conta a trajetória do Instituto de Educação – e “Profissão: Atriz” – documentário que conta a vida da atriz Cacilda Becker.
Foi presidente da Comissão Municipal de Bibliotecas de Pirassununga, Agente da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, Desenhista e Fiscal de Obras da Prefeitura Municipal de Pirassununga e Diretor de Ensino do Colégio Albert Einstein.
No dia 12 de novembro de 2008, recebeu da Câmara Municipal de Pirassununga o título de “Honra ao Mérito” (Decreto Legislativo n° 148/2008). No mesmo dia receberam o título de Cidadão Pirassununguense os senhores: Dr. Geraldo José Rodrigues Alkmin Filho, Ademir Alves Lindo, Antonio Luiz Ferrari e João Bosco Trevisan.
Em 1° de agosto de 2009 assumiu a cadeira n° 28, da APLACE.
Em 18 de setembro de 2010 foi homenageado especial como “Celebres Escritores Pirassununguenses” durante a realização da XVI Feira do Conhecimento do Colégio Objetivo Júnior.
No dia 11 de setembro de 2015 tomou posse na ALUMBRA -Academia Luminescência Brasileira, de Araraquara ocupando a cadeira nº 45, cujo patrono é Pio Lourenço Corrêa.
No dia 28 de novembro de 2015 recebeu na cidade de Araraquara a Láurea, através da ALUMBRA – Academia Luminescência Brasileira, de Mérito Cultural Maestro Wilson Fonseca, por ser um membro atuante daquele sodalício.
Possui um canal no Youtube intitulado “Escritor de Sucesso” tendo obtido 1000 inscritos em noventa dias, canal este em que ajuda os escritores novos a criar, editar e publicar suas obras.
Atualmente exerce as funções de professor, jornalista, escritor, membro da APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciência e Educação – onde ocupa a cadeira 28, cujo patrono é a atriz Cacilda Becker – no cargo de presidente desde 2017; membro imortal correspondente da Academia Luminescência Brasileira, de Araraquara ocupando a cadeira nº 45; faz palestras em faculdades, escolas e entidades assistenciais; foi diretor de protocolo do Rotary Club de Pirassununga; secretário da Diretoria do Esporte Clube União; pertenceu a diretoria da Fundação de Ensino de Pirassununga, mantenedora do extinto Colégio Fernando Costa; foi colunista cultural nos jornais O Movimento, JC Regional e nos sites reporternaressi.com.br, Pirassunungatoday, Novo Contexto e Pirassununga on; desenvolve vários projetos culturais no município de Pirassununga (Circuito Cultural Paulista, Circuito SESC de Artes, Mapa Cultural Paulista e Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker).
É casado com a professora Vera Lúcia de Souza Foguel (Diretora de Marketing da Foguel Produções) e tem dois filhos (William – casado com Juliana) e (Priscilla – casada com Daniel). Tem três netos (Yohann e Loren, filhos de William e Juliana, e Pyetra, filha de Priscilla e Daniel).