Rogério Lacaz-Ruiz
PATRONO:
Acadêmicos anteriores:
- Iran Rodrigues
Rogério Lacaz-Ruiz é professor de Metodologia Científica e Microbiologia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Nasceu em São Paulo no dia 7 de fevereiro de 1960.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus, de Rio Claro (1996). Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo.
Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: spirulina, biomassa, microbiologia, ciência e meio de cultura. Ministra também Metodologia Científica para os cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos no Campus de Pirassununga.
É autor de vários livros em sua área de atuação e outros ligados a cultura e humanidades. Pintor, botânico amador e fotógrafo, recicla 100% do lixo doméstico.
Possui uma horta orgânica onde planta também árvores para o bairro onde mora. Recentemente muitas de suas plantas são utilizadas por vários docentes e pós-graduandos. Cambuci, cúrcuma branca, araçá e Moringa oleífera.
Sua formação acadêmica/titulação é a seguinte:
1994 – 1996: Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) (Conceito CAPES 5) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1985 – 1988: Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) (Conceito CAPES 6) pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1978 – 1983: Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009: Livre-docência, pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Atuação com vínculo profissional na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, SIAE, Brasil.
1999 – 2008: Atuou como Coordenador do Projeto, Enquadramento Funcional: Docente, na Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Foi indicado pela FZEA/USP ao Prêmio Mexico de Ciência y Tecnologia, em 1993.
É também artista plástico, botânico, fotógrafo e procura reciclar o material orgânico e as ideias com as pessoas que convive.
Em 2009 lançou pela Lawbook Editora, juntamente com Marcelo Roberto Dozena e Girlei Aparecido de Lima, o livro “Monografia: porque e como fazer”.

Cadeira 18