João Divino Breves Consentino
PATRONO:
Acadêmicos anteriores:
Irany Ferrari
João Divino Breves Consentino nasceu na cidade de São João da Boa Vista em 2 de abril de 1943 e é filho de João Consentino e Edite Breves Consentino.
Chegou em pirassununga no mês de julho de 1958 e, na papelaria do Kiko Reis foi apresentado ao prof. Henrique Ferreira dos Reis pelo seu pai. O prof. Henrique era o diretor da Escola de Comércio, onde João Divino iria estudar.
Grande parte de sua juventude foi vivida na Escola de Comércio jogando futebol de salão após as aulas noturnas na quadra que existia nos fundos daquela escola.
Foi por muitos anos membro da fanfarra juntamente com os amigos Celso Celestino do Bonfim, Homero Pistori e muitos outros e, por algum tempo, instrutor da fanfarra.
Cursou o ginásio e o técnico de Contabilidade na Escola de Comércio, concluindo em 1963; concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) na Universidade de Uberlândia, tendo colado grau em 13 de março de 1970.
Em 1962 trabalhou na Usina São Luiz, como escriturário.
Em 1964 ingressou na Universidade de Uberlândia exercendo cumulativamente a atividade de Técnico em Contabilidade.
Em 1967 iniciou alguns trabalhos na área jurídica, pois na época existia a figura do Solicitador Acadêmico, sendo permitido advogar desde que um advogado assinasse os processos. O advogado que lhe permitiu esse início foi o dr. Carlindo Ferreira de Almeida.
Casou-se em 3 de julho de 1971 com Marilda Ruggeri Vieira Consentino com quem teve os filhos: Rodrigo José Consentino, Renata Maria Consentino e Ricardo José Consentino.
Em 1970 iniciou sua caminhada na advocacia. No mesmo ano foi indicado à direção da Escola de Comércio pelo amigo dr. Oswaldo Roberto do Valle para substituir a profa. de Direito e Legislação Aplicada Hilda Del Nero. Lá permaneceu e se realizou como professor da área de direito e legislação aplicada até 1982. Além de professor, foi vice diretor da ETC de 1977 a 1979. Em 1982 começou a lecionar no Colégio John Kenedy e em 1984 passou a trabalhar na área de ensino religioso onde permaneceu até 1997.
Foi secretário de governo da administração do prefeito Euberto Nemésio pereira de Godoy, o Budigô. Eleito pela primeira vez vereador em 1976 foi reeleito em 1982, legislando desta forma durante 12 anos. Nesse período foi vice-presidente da câmara municipal de 1983/1984 e presidente de 1985/1986.
Participou ativamente do movimento familiar cristão, foi diretor de sede do Clube Pirassununga (1969/1971), Conselheiro do Clube Pirassununga por duas gestões, Diretor Jurídico do Esporte Clube União e da Guarda Mirim de Pirassununga.
Sãopaulino roxo, João Divino sempre gostou de futebol e chegou a jogar no juvenil do CAP (Clube Atlético Pirassununguense) e no esporte clube união, onde disputou jogos pelo campeonato amador regional.
Através do Decreto Legislativo 07/1988, de autoria do vereador Benedicto Geraldo Lébeis, recebeu o título de cidadão pirassununguense em 22 de novembro de 1988.
No ano de 2016 lançou, juntamente com sua esposa Marilda o livro “A Famiglia Ruggeri” pela Editora AgBook, de São Paulo.

Cadeira 07