top of page

APLACE nas comemorações dos 70 anos da E.E. Elói Chaves

No último sábado, 27 de setembro de 2025, a Escola Estadual Elói Chaves, em Cachoeira de Emas, comemorou seus 70 anos de fundação com uma manhã de homenagens, cultura e memória.

 

A instituição foi criada pelo Decreto nº 16, de 16 de setembro de 1955, publicado no Diário Oficial do Estado em 17 de setembro do mesmo ano, sendo instalada oficialmente em 24 de setembro de 1955. Atualmente, a escola atende cerca de 120 alunos e tem como diretora a professora Tânia Cristina Caramigo Rosada.

 

A solenidade contou com a presença de autoridades educacionais, professores, ex-diretores, ex-alunos, alunos e convidados. O evento foi marcado por apresentações dos estudantes e homenagens aos ex-diretores presentes.

 

Representando a APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação, o presidente professor Israel Foguel realizou uma palestra histórica sobre Cachoeira de Emas. Em sua

fala, destacou desde a presença indígena na região, a construção da primeira ponte de madeira, a enchente de 1929, a devoção a Flausina Corrêa, a razão das sete cruzes, até a origem do nome do distrito, a construção da ponte de concreto e, finalmente, a chegada da escola à comunidade.

 

Encerrada a cerimônia, conduzida pela diretora Tânia Cristina Caramigo Rosada, os presentes participaram de uma visita guiada pelas dependências da escola. O ponto alto foi a exposição na biblioteca, onde antigas fotografias relembraram alunos, eventos e solenidades que marcaram as sete décadas da trajetória da Escola Estadual Eloi Chaves.

 

- ISRAEL FOGUEL (Presidente da APLACE)

Comentários


bottom of page