Sebastião Fernandes de Carvalho
Cadeira 39
Sebastião Fernandes de Carvalho nasceu na vizinha cidade de Leme no dia 1° de setembro de 1915. Era filho de João Fernandes de Carvalho muito conhecido por ser o gerente local da Central Elétrica de Rio Claro. Casou-se com a profa. Hortência Fonseca, irmã do prof. Osvaldo Fonseca.
Se formou professor pela Escola Normal de Pirassununga em 1932. Mudando-se para São Paulo, diplomou-se professor de Educação Física, em 1935, pela Escola Superior de Educação Física do Estado integrando sua primeira turma de formandos. No mesmo ano de 1835 tornou-se instrutor de ginástica do aludido estabelecimento.
Em 1973 recebeu diploma de mérito do Conselho Federal de Técnicos em Administração. É que em 1942 havia iniciado carreira na Caixa Econômica Estadual, pela agência de Capivari, esteve também, nesse mister, na de Jundiaí, de 1944 a 1946 e, depois, na própria capital, como Gerente Administrativo da Agência Central.
Sebastião Fernandes de Carvalho dedicou-se ao jornalismo tornando-se correspondente da Folha de São Paulo, na época Folha da Manhã; voluntário de 1932, esteve preso na Ilha Grande; e foi maçom dos mais dedicados.
Trabalhou muito pela criação da APLACE e foi um dos co-fundadores, tendo participado da reunião de fundação do sodalício. Homem de admirável inteligência, de grande cultura, e espírito empreendedor, já desde os primeiros passos desta Academia esboçava planos visando a conquista de sua sede.
Logo nas primeiras reuniões (1976), Sebastião acreditava que este ateneu poderia, em breve, ter um prédio que o abrigasse e revelava que sua ideia estava voltada para o ex-Cine Cacique, então de propriedade do seu velho e dileto amigo Arthur Hoffig (o Tutu Teixa, como era carinhosamente tratado). Assim, havia prometido a todos os seus colegas acadêmicos que, tão logo aquele amigo viesse a São Paulo ou a Pirassununga, procedente do Paraná, o que deveria ocorrer em fins de outubro ou início de novembro daquele ano, iria procura-lo para fazê-lo ciente desse nosso grande ideal.
Mas não quis Deus que esse encontro acontecesse, porque no Dia de Todos os Santos (1° de novembro de 1976) daquele já distante 1976, o querido Sebastião dava adeus a este mundo para ingressar naquele onde a luz e a paz são eternas.
Havia entrado em férias nesse dia e o óbito ocorreu após ter jogado uma partida de futebol. O falecimento de Sebastião Fernandes de Carvalho, aos 61 anos de idade, deixou profundamente consternados os membros da Academia, então apenas fundadores e co-fundadores, estes ainda não empossados.
Sebastião Fernandes de Carvalho, co-fundador da APLACE, foi, de conformidade com os estatutos, incluído no Quadro de Patronos, cujo nome dignifica a cadeira número 39.
