top of page

José Leite Pinheiro

Cadeira 02

O professor dr. José Leite Pinheiro nasceu na cidade de Amparo, no dia 7 de março de 1865, tendo por pais Justino José Pinheiro e dona Manoela Camargo Pinheiro.

Em 1877 matriculou-se no Colégio São Luiz, daquela cidade, aí permanecendo até 1881, marcando sua passagem pelo famoso educandário de maneira saliente e admirável, segundo testemunho de ilustre jesuíta. Fazendo parte de uma turma de estudantes de talento, distinguiu-se sempre de modo brilhante, recebendo inúmeros prêmios.

A fim de preparar-se para a matrícula na Academia de Direito cursou o Seminário Episcopal de São Paulo, ostentando nos boletins de aplicação e aproveitamento a letra “A”, a maior nota daqueles tempos, na maioria das matérias estudadas.

Em 11 de abril de 1888 casou-se, em Itu, com dona Gertrudes Moreira Camargo, nascendo deste casamento, quatro filhos. Estudante de Direito, trabalhava como funcionário nos Correios e lecionava, demonstrando os seus pendores para o ensino a que iria dedicar toda a longa existência, dando aulas até poucos dias antes de falecer.

Diplomado pela Faculdade de Direito, em dezembro de 1890, iniciou a carreira de advogado na sua cidade natal, Amparo, transferindo-se, depois para Araraquara e mais tarde para Itu.

No exercício da Advocacia destacou-se pela inteligência, cultura jurídica e brilhantes dotes oratórios, embora não se sentisse bem nesta carreira, pois o seu ideal era o magistério que o atraía desde os bancos da Academia.

Em 1905 passou a integrar o Corpo Docente do tradicional Colégio São Luiz, de Itu, onde lecionou várias disciplinas com notável proficiência. As suas aulas, sempre atraentes e pontilhadas de frases espirituosas, despertavam o interesse dos alunos que, além do mestre competente, tinham nele um amigo dedicado sempre disposto a orientá-los com o seu grande saber e experiência.

Após a transferência do Colégio São Luiz para a Capital, em 1917, fundou com outros professores o Colégio Nossa Senhora do Carmo, mantendo a tradição deixada em Itu pelo antigo e conceituado educandário.

Em 1923 submeteu-se ao concurso para a cadeira de Latim e Literatura na Escola Normal de Pirassununga, para a qual foi nomeado depois de brilhantes provas.

Criado o Ginásio do Estado, em Itu, em 1932, foi designado para lecionar na cadeira de Português, tendo ocupado a diretoria do estabelecimento, em período bastante crítico, durante a Revolução Constitucionalista.

Aposentado em 1937, continuou lecionando em cursos particulares. Sentia-se feliz em poder orientar a mocidade estudiosa e transmitir-lhe um pouco do muito que sabia.

Tendo conservado até o fim de seus dias perfeita lucidez de espírito e admirável memória, só encerrou a sua missão de experimentado educador ao fechar os olhos para o mundo, confortado pela sua fé profundamente cristã.

Professor da Escola Normal na década de 30, personificou a bondade, a amizade e o carinho para com seus alunos. Era muito querido. O professor Dr. José Leite Pinheiro faleceu no dia 15 de julho de 1960, aos 95 anos de idade.

José Leite Pinheiro
bottom of page