João Antonio Del Nero
Cadeira 31
João Antonio Del Nero nasceu em Pirassununga no dia 6 de março de 1893 e era filho do ilustríssimo dr. João Del Nero. Era um apóstolo da ciência.
Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1915, quando poucas faculdades existiam neste imenso Brasil. Foi o primeiro de sua turma e laureado.
Quando estudante, no Rio de Janeiro, defendeu as cores da camisa do América F. C. onde recebeu diversos troféus pelos seus feitos dentro de campo.
Clinicou inicialmente, ainda muito jovem, na vizinha cidade de Santa Cruz das Palmeiras, onde casou-se com a virtuosa dama, dona Isaura Ricciardi Del Nero.
Em seguida veio para Pirassununga. Em 1927 o dr. João Antonio Del Nero, moço distintíssimo e valorosos médico e operador, prestava a Pirassununga com dedicação e amor, os mais valiosos serviços de sua brilhante profissão.
Como diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia se revelava com excepcional atividade sendo por todos amado e procurado. Clinicava em seu consultório na rua Duque de Caxias, antigo 96 e atendia pelo fone 37.
O dr. João Antonio Del Nero foi médico durante 46 anos em Pirassununga. Atendia todas as manhãs gratuitamente as pessoas de menos recurso na Santa Casa local.
Era um grande clínico e um mestre na formulação de medicamentos. Em seus princípios clínicos, os mesmos que outrora viram o pequeno João em seus brinquedos infantis, não tinham aquela confiança que todo médico deve inspirar para felicidade própria e do doente. Foi preciso que demonstrasse as suas aptidões em lugar estranho e que o eco das mesmas chegasse a esta cidade para que se fizesse uma espécie de clamor, chamando-o e não o considerando aquele menino de ontem e sim o médico de então.
Com competência, o dr. João Antonio Del Nero impôs-se sendo considerado um dos melhores médicos de todos os tempos de Pirassununga, atestada pelas suas curas semi-maravilhosas e pelos seus colegas de então. Na verdade consagrou-se, por inteiro, à vocação, sem qualquer outro mister, por amor à medicina. Como médico, atendia todos, sem distinção, a qualquer hora, com sobriedade, elegância, dedicação e paciência. Fez-se presente à convocação Revolucionária Constitucionalista de 1932, juntamente com tantos outros.
Em 30 de dezembro de 1961 o Dr. João Antonio Del Nero recebeu da Câmara Municipal de Pirassununga o título de Cidadão Benemérito, em agradecimento aos seus serviços médicos prestados a toda nossa cidade.
O Dr. João Antonio Del Nero faleceu no dia 15 de janeiro de 1962, com 69 anos de idade. Do casamento com dona Isaura teve três filhos: Hilda, Gilda e Renato.
