Herbert Maya Vasconcellos
Cadeira 19
O dr. Herbert Maya Vasconcellos nasceu em Sete Lagoas – MG, no dia 14 de junho de 1888. Jovem ainda, em 1912, doutorou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que viria, posteriormente, ser a Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil.
Em 1917 o jovem dr. Herbert Maya de Vasconcellos prestou concurso e ingressou no Quadro de Oficiais Médicos do nosso glorioso Exército Brasileiro, ao qual serviu exemplarmente por mais de três décadas, perfazendo toda a longa e árdua jornada que é a carreira militar, do posto de oficial subalterno ao generalato, proporcionando, com inusitado desvelo assistência médica e psicológica aos colegas militares e a seus familiares.
Concomitantemente com a caserna, exerceu, com brilho, proficiência e notável espírito humanitário, a clínica particular.
O eficiente e humanitário exercício de sua profissão em Pirassununga, com atendimento a pacientes de outras cidades da região, granjeou-lhe tanta amizade e admiração que, quando da sua saída desta cidade, por força de novas designações do Exército, recebeu marcantes e emocionadas homenagens do povo que já o consagrara com a carinhosa denominação de “pai dos pobres”.
Como se não bastassem as atividades profissionais de médico e militar, foi ele chamado também a participar da vida política e administrativa do país, tendo sido Deputado Federal e exercido o elevado cargo de Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, funções que exerceu, como de hábito, com austeridade, competência e legítima liderança, aquela liderança que se impõe pela admiração e pelo respeito dos subordinados.
Em 1932, no dia 9 de setembro, em uma reunião secreta realizada no 2° RCD, através da solicitação do chefe do nascente Movimento Revolucionário Cel. Euclides Figueiredo, tendo sido portador da mensagem o então primeiro Ten. Joaquim Camarinha, o dr. Herbert defendeu ardorosamente a adesão do 2° RCD à Revolução Constitucionalista, o que veio a acontecer realmente.
Pródiga foi a vida do dr. Herbert Maya de Vasconcellos que, além de ter ocupado elevados cargos na carreira militar, como o de Diretor do Serviço de Saúde da Segunda Região e dos principais hospitais do Exército, foi também membro de várias sociedades médicas, entre as quais a Academia Brasileira de Medicina Militar. Recebeu, por seus relevantes serviços ao Exército, diversas e merecidas condecorações, entre elas a Ordem do Mérito Militar.
Publicou várias obras relacionadas com sua profissão, bem como uma coletânea de seus discursos, já que foi ele também exímio orador.
Não obstante suas qualidades de líder austero e justo, sobressaiu-se pelos sentimentos humanitários, por um exemplar amor à vida e ao próximo.
O dr. Herbert Maya de Vasconcellos foi um ser predestinado para uma vida dignificante, marcada por grandes realizações em todas as atividades que exerceu, porque as exerceu sempre com competência, com dedicação, com amor ao trabalho, com destemor diante de desafios e, sobretudo, com uma intuitiva, sábia e benevolente compreensão da vida dos seres humanos.
E o que o torna um predestinado é justamente o fato de ter ele sabido, como poucos, aproveitar os dotes inatos, congenitamente recebidos, e de ter, com eles, construído sua própria vida, seu próprio e brilhante destino.
Vida que foi interrompida em 24 de outubro de 1978, em São Paulo, aos 90 anos de idade, mas que continua viva, bem viva, para seus familiares, amigos e admiradores.
