Eitel Arantes Dix
Cadeira 38
O dr. Eitel Arantes Dix, nascido em 10 de novembro de 1914, era filho de Germano Dix e Sara Arantes Dix, e neto de Bento Dix e Johanna Karl Friedrick Sundfeld.
Casado com Enid de Mello Fleury Dix (25.04.1919/05.06.2003) teve 4 filhas: Maria Helena Fleury Dix, Maria da Graça Dix Junqueira Pinto, Maria Solange Dix Fuchs e Maria Cristina Fleury Dix.
A história de Pirassununga pode ser dividida em antes e depois do dr. Eitel Dix Arantes. Médico cirurgião e clínico, formado pela USP, era um profundo conhecedor da Ciência Hipocrática. Nunca se furtou ao atendimento às pessoas humildes.
Filho de tradicional família de Pirassununga exerceu com brilho a medicina, com lugar de relevo na sua classe, conquistando a notoriedade e as criaturas porque tinha a mania, o gosto de servir e de ser útil.
Foi um político atuante, tendo idealizado e participado da construção da Maternidade Nossa Senhora das Graças.
Iniciou suas atividades médicas em Pirassununga no ano de 1942, época em que clinicavam em nossa cidade os doutores Armando Strazzacappa, Artêmio Cugurra, João Antonio Del Nero, Herbert Maya de Vasconcellos, José Lintz Filho, Renê Albers, Paulo Marsiglio entre outros.
Foi diretor clínico da Santa Casa, foi vereador em 47, foi um dos sócios fundadores, em 1954, do Cine Cacique juntamente com seu cunhado Nahim Marum (04.03.1914/11.04.1965), esposo de sua irmã Theresinha Arantes Dix Marum (03.12.1926/10.11.2010).
Era humanitário e ajudava muito a população carente.
Em toda a sua vida, nos seus gestos, nas suas atitudes, nas suas decisões, nas suas iniciativas, sobressaia sempre a verdadeira inclinação pela arte de curar.
O dr. Eitel Arantes Dix faleceu em Pirassununga no dia 26 de fevereiro de 1969, com 55 anos de idade. Por decreto do prefeito Lauro Pozzi, a praça fronteiriça à Maternidade Nossa Senhora das Graças recebeu o nome do Dr. Eitel Arantes Dix.
