top of page

Marcelo Rodrigo Pires

PATRONO:

Acadêmicos anteriores:

  1. Jaime Ferreira de Albuquerque

Marcelo Rodrigo Pires é nascido na cidade de Pirassununga-SP, em 29/01/1984, filho de Divair Donizete Pires e Sueli Aparecida Matoso Pires, é casado com Ana Claudia Travagim Pires e tem 03 filhos, Giovana Travagim Pires, Gustavo Travagim Pires e Maria Giulia Travagim Pires. Marcelo Pires é detentor dos seguintes diplomas honrarias. É Bacharel em Ciências da Computação, e Militar da Força Aérea Brasileira;

É Acadêmico da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), ocupando a cadeira que tem por patrono Ulisses Guimarães; É Acadêmico da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil (AIEB), que tem por patrono Cacilda Becker; É Acadêmico da Academia Hispano-brasileña de Letras, Ciencias Y Artes, que tem por patrono o Governador do Estado de São Paulo e Prefeito de Pirassununga Fernando Costa; É colunista do Jornal Cultural Rol, com sede em Sorocaba-SP, desde 1994; Possui o título de Comendador Grande Oficial, concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes; Por estar classificado em excelente comportamento, o maior grau de avaliação positiva de comportamento na FAB, e por ter prestado relevantes serviços à Força Aérea Brasileira, recebeu a medalha de honra ao mérito Bartholomeu de Gusmão, concedida pelo Comando da Força Aérea Brasileira; Foi aprovado no processo seletivo da Universidade de estudos de Urbino Carlo, na cidade de Urbino, na província de Marche, Itália, e cursou por um período Informática Aplicada. Foi aprovado no processo seletivo da Universidade de Estudos de Milão, na cidade de Milão, Itália, porém não pôde cursar por motivos profissionais relacionados à Força Aérea Brasileira.

Marcelo Pires começou a escrever em 2016, após realizar aprofundada pesquisa histórica e genealógica, para a obtenção de sua cidadania Italiana. Ao retornar da Itália, começou a escrever uma série de cinco livros sobre a história e genealogia de seus antepassados, das famílias italianas, alemãs, suíças, portuguesas e brasileiras. Os livros também abordam personagens e passagens históricas relevantes sobre o Brasil e Pirassununga, bem como tem passagens, que trazem extremo orgulho à Marcelo Pires, entre elas, comprovação de seu parentesco com a diva do teatro brasileiro, a Atriz Cacilda Becker, comprovação do parentesco de Marcelo Pires com o primeiro homem de origem europeia, a se estabelecer em Pirassununga, o Senhor Cristóvão Pereira de Godoy. Citam também a importante história documentada da fundação de um dos bairros de Pirassununga, o Bairro Botafogo, fundado por seu trisavô, o Fazendeiro Bernardo Schneider, em 1912.

Marcelo Pires desenvolveu um projeto, ao qual chama de Corrente do bem literária, e destinou todos os milhares de reais arrecadados com seus livros de genealogia, aos asilos de Pirassununga e Estado de São Paulo. Os livros de genealogia e história foram registrados na Biblioteca Nacional e publicados, são eles: 1) Árvore da Vida 1, Família Soldan; 2) Árvore da Vida 2, Família Schneider Berck Pires, 3) Árvore da Vida 3, Família Matoso; 4) Árvore da Vida 4, Família Vick, Travagim, Victorelli, Braghin, Capodifoglio, Schneider, Beck; 5) Bairro Botafogo, formado por Alemães, Suíços, Brasileiros, e parentes de Cacilda Becker.

Em 2020, no início da pandemia de coronavírus teve um de seus trabalhos Acadêmicos em evidência, ou seja, sua invenção sendo noticiada em jornal do SBT. A invenção se trata de um protótipo de Respirador Mecânico emergencial "RESPIRES", que na época teve suas publicações viralizadas, com dezenas de milhares de interações nas redes sociais e canais de comunicação, como rádio e TV. Este projeto foi debatido a nível nacional, em Brasília, e representou muito além de uma invenção, significou uma esperança para muitas pessoas, durante o período de escuridão da pandemia, e sobre este assunto escreveu seu sexto livro, denominado “O Manual de Instruções de Montagem e Operação do Protótipo de Respirador Mecânico, fabricado com Tubos PVC "RESPIRES", registrado na biblioteca nacional, publicado, e traduzido em 03 idiomas, Inglês, Espanhol e Indu. Marcelo Pires é administrador da página do Facebook denominada Schneider Berck Pires Memorial, que trata da história das famílias imigrantes alemãs e suíças, exibindo vídeo-documentários sobre a história da imigração alemã e suíça, apresentados por Marcelo Pires. A página teve grande visibilidade durante a pandemia, pois faz homenagens póstumas emocionantes aos que partiram, e continua atualmente com grande visibilidade, oferecendo acesso às fotos e às lembranças das famílias descendentes de alemães e suíços. Marcelo Pires é músico, toca violino, e exibe vídeos de suas apresentações nas redes sociais, a cada vídeo obtém milhares de visualizações de seus apreciadores e seguidores. Em 2023, registrou na Biblioteca Nacional e publicou seu sétimo livro, desta vez no gênero ficção, denominado “O Manual de Instruções da Humanidade”. Em 2024, ao participar do concurso de poesias do 21º Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, no Estado do Espírito Santo, ganhou uma menção honrosa, ao ser classificado em 23º lugar, entre mil e quinhentos textos enviados. Também em 2024, devido ao currículo já apresentado, recebeu diversos convites para escrever em livros de Antologias poéticas, de história, ficção, suspense, terror, fantasia, e memórias póstumas, tendo aceitado todos os convites e escrito em mais de 15 antologias.

Marcelo Rodrigo Pires

Cadeira 37

bottom of page