Luiz Antonio Cambiaghi Magnani
PATRONO:
Acadêmicos anteriores:
- Eduardo Alcântara de Oliveira
Nascido em Pirassununga em 1° de outubro de 1953, era filho de Alexandre Arthur Magnani e Djanira Cambiaghi Magnani. São suas irmãs: Maria da Glória Cambiaghi Magnani, Maria Cecília Magnani Fantinato, casada com Luiz Fantinato Sobrinho e Maria Anita Magnani Alicke, já falecida. É casado com Maria Angela Nelli Machado, filha de Maria de Lourdes Nelli Machado e José Cândido Machado, moradores de Pirassununga, de tradicional família.
Estudou no Instituto de Educação, fazendo dois anos de pré-escola, grupo escolar, ginásio e colegial, tendo se formado em 1971.
Junto com o 3º colegial fez o cursinho Sapientia em Pirassununga e entrou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie, em 1972. Após sua formatura, morou e trabalhou em São Luis do Maranhão, estudou em Belo Horizonte, em Florença na Itália, em Oakland na Califórnia e Austin no Texas.
Além de todo seu vasto currículo participou com esmero do restauro do Instituto de Educação após o incêndio ocorrido na tarde de 21 de abril de 1981.
Entre seus vínculos profissionais destaques para: sócio diretor do Instituto de Bio Arquitetura e Ecologia do Brasil desde 1999; sócio diretor da RESTARQ Arquitetura Restauração e Arte SCLTDA e Via das Artes desde 1999; sócio diretor da ACERVO Assessoria Restauração e Projetos – 1855/1990; Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; departamento do Patrimônio Histórico DPH-1978/1985; Assistente Técnico da Assessoria Cultural 1984/1985; Comissionado no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT 1980-1982;e Fundação Cultural do Maranhão – Departamento do Patrimônio Histórico -1977.
Já realizou diversos trabalhos de restaurações, tais como Planetário do Parque Ibirapuera São Paulo 2002/2003; Subsolo da Casa Caetano de Campos; da Secretaria de Estado da Educação – 2001; Escola Estadual de 1º e 2º Graus Otoniel Mota – 1997; E.E. Pirassununga – 1997 e 1982; Escola Estadual Romão Puiggari – 1990; Capela da Colônia de Férias do Serviço Social do Comércio SESC - Bertioga – 1993; Escola Estadual Cardoso de Almeida – Botucatu – 1987; e muitas outras.
Como artista plástico frequentou ateliês de cursos, desenvolveu trabalhos gráficos em jornais, livros e cartazes e vem participando de exposições e salões de arte desde 1981. Como filho de Pirassununga tem colocado sua profissão a serviço da população, desenvolvendo seu gosto pela arte.
Luís Antonio Cambiaghi Magnani é arquiteto e restaurador de bens culturais especializado em Florença. É autor dos restauros do Complexo da Figueira do Gasômetro de São Paulo, Planetário do Ibirapuera (com Paulo Faccio e Pedro Dias) - e das escolas “Caetano de Campos” em São Paulo, “Instituto de Educação” em Pirassununga, "Cardoso de Almeida” em Botucatu e "Orozimbo Maia" em Campinas.

Cadeira 34