Carlos Eduardo Zornoff
PATRONO:
Acadêmicos anteriores:
- Heráclides Batalha de Camargo
Carlos Eduardo Zornoff nasceu na cidade de Pirassununga no dia 14 de novembro de 1959. É filho de Almiro Zornoff e Dailze Gallo Zornoff.
Desde cedo demonstrou pendores para o desenho e à pintura. Já na 3ª série do Curso Primário da Escola Estadual de Primeiro Grau “Vieira de Moraes” participou de seu primeiro concurso; foi selecionado entre os melhores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o que lhe serviu de grande estímulo.
Sempre obteve boas notas e ótimas classificações nas matérias relacionadas à Arte. Aos 14 anos já se aprofundava no estudo da história da Arte e na biografia de artistas famosos. Em 1980 participou de seu primeiro Salão de Artes Plásticas, na cidade de Araras. Este foi o primeiro grande passo de sua caminhada artística rumo ao Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC).
Foi solicitado a trabalhar com publicidade, criando e pintando fachadas de lojas, empresas e veículos. Com o primo Lauro Zornoff e seu irmão Marcos começou a criar e realizar a decoração carnavalesca da cidade e ornamentando ruas e clubes particulares.
Em 1985 começou o trabalho na produção e efetivação de cenários para o balé da Escola Artística Cultural de Pirassununga (EACP), tarefa que continua exercendo nos dias atuais. Mantendo o seu grande interesse pelas artes em geral, tem visitado o Museu de Artes de São Paulo (MASP), o Museu de Artes Modernas (MAM), o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC), a Pinacoteca, as Exposições Bienais, as retrospectivas e exposições de artistas nacionais e estrangeiros.
Nos anos de 1994 e 1996 viajou por países da Europa onde teve a oportunidade de visitar vários museus enriquecendo seus conhecimentos.
Fundou em Pirassununga sua empresa: Zornoff Comunicação Visual onde trabalha com publicidade, decoração, cenografia e artes plásticas. É membro da Associação dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) e membro da Associação Piracicabana de Artistas Plásticos (APAP).
Participou do Mapa Cultural Paulista obtendo o primeiro lugar no biênio 2001/2002; SESC Pompeia - São Paulo; Cultural Blue Life, Casa de Portugal, Galeria Parque Avenida; Saguão do Banespa e Shopping Center Light de São Paulo.
Participou da Semana Portinari, em Brodósqui; Salão de Belas Artes e Contemporâneo de Ribeirão Preto, Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, Salão de Artes Visuais de Vinhedo, Salão de Artes de São Bernardo do Campo, Salão Ararense Acadêmico Contemporâneo, Campus da USP de Pirassununga, TV Cultura, Programa Musikaos em São Paulo, Circuito Internacional de Arte Brasileira em Londres, Madri, Lisboa e Buenos Aires. Participou da Lombo Fine Art Gallery de San Diego, na Califórnia.
É artista integrante da Galeria Espaço Arte M. Mizrahi- São Paulo e artista integrante da Galeria Nova André- São Paulo.
Participações e Premiações: MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; APAPC - Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem - Cultura Blue Life, Casa de Portugal, Galeria Parque Avenida, Saguão do Banespa, Shopping Center Light e Casa das Rosas - São Paulo; Semana de Portinari – Brodowski - Medalha de Ouro; Salão de Belas Artes – Piracicabas - Medalha de Ouro; Salão de Belas Artes - Ribeirão Preto - Medalha de Prata; Salão Ararense Acadêmico e Contemporâneo – Araras - Medalha de Ouro; Mapa Cultural Paulista - 1º lugar do Estado, 450 anos de São Paulo - SESC Pompeia - São Paulo; TV Cultura - Programa Musikaos - São Paulo; Circuito Internacional de Arte Brasileira - Londres, Madri, Lisboa, Bueno Aires; e Limbo Fine Art Gallery - San Diego - Califórnia.

Cadeira 20



